Mensagem de Abertura

Gestão equilibrada garante bons resultados em momentos de crise

A qualidade da gestão dos fundos de previdência complementar fechada é colocada à prova em cenários de forte instabilidade política e econômica, a exemplo do que vivemos nos últimos dois anos. Insegurança e incerteza quanto aos rumos da economia retraem os agentes e deixam para os gestores a árdua tarefa de um planejamento capaz de evitar perdas e, ao mesmo tempo, garantir a rentabilidade futura. No ano passado, enfrentamos este desafio e podemos dizer com tranquilidade que passamos no teste com distinção. Em momentos de dificuldades, optamos por uma gestão conservadora com objetivo de blindar os recursos dos Participantes e cumprimos o que prometemos.

Mantivemos o histórico de mais um ano sem perdas e com ganhos significativos ante o cenário conturbado. E isso não foi obra do acaso. Desde 2014, temos trabalhado com afinco para reduzir impactos da volatilidade que tem caracterizado os mercados. O modelo escolhido para gestão de investimentos, que inclui a adoção de fronteiras eficientes, balanceamento e ajuste na composição das alternativas de perfis de investimento, permitiu que alcançássemos bons resultados mesmo num contexto adverso. Só o Plano Previsão, implantado em março, atingiu rentabilidade de 5,8% acima do IPCA em dez meses, um resultado bastante positivo.

Com satisfação, recebemos a notícia de que a GVT, empresa adquirida pelo Grupo Telefônica e que mantinha um fundo previdência aberto para seus funcionários, decidiu se tornar também patrocinadora da Visão Prev, em reconhecimento à qualidade de nossa gestão e ao cuidado com que lidamos com o patrimônio de nossos Participantes. Em 2016, avançaremos no processo de integração com a GVT. A pedido dos Participantes, revisamos nossos regulamentos para permitir o aporte de recursos por parte dos Assistidos, mais uma prova do prestígio que conquistamos.

A gestão atenta ao cenário e próxima do Participante também permitiu reduzir os riscos de escolhas individuais equivocadas. Aprimoramos nosso modelo de análise para acompanharmos de perto as decisões dos Participantes e fizemos um amplo trabalho de orientação para que possam tomar a melhor decisão conforme seu perfil de investimento, estimulando escolhas conscientes com base nas suas expectativas e necessidades.

Neste processo, foi fundamental manter a instituição aberta ao diálogo. Além dos canais tradicionais por telefone, e-mail e chat, inauguramos o atendimento personalizado por Skype e presencial, com hora marcada, para que o Participante contasse com todo o apoio da equipe na solução de suas dúvidas. A confirmação de que o diálogo e a proximidade são bons caminhos para uma entidade de previdência vieram com a pesquisa de satisfação: obtivemos 87% de satisfação geral. No próximo ano, continuaremos aprimorando o atendimento e esperamos contar com mais tecnologia com a instalação de Unidades de Resposta Audível (URA).

Evoluímos também em tecnologia e comunicação com a criação de um novo site, que oferece navegação mais simples, e integra serviços de atendimento, informação e mobilidade, em desktops, smartphones e tablets. O aplicativo da Visão Prev, lançado em novembro, será aprimorado, e oferecerá mais interatividade para os usuários. Nosso informativo – Mirante – tornou-se totalmente online, mais dinâmico e acessível. Agora, todas as edições podem ser consultadas e lidas em formato digital. Com isso, contribuímos para a sustentabilidade ambiental reduzindo o consumo de papel.

Buscamos mais simplicidade e padronização de regras e nomenclaturas para melhorar o atendimento e otimizar os custos de gestão de nossos planos, com uma avaliação atuarial menos onerosa. Estes esforços foram intensificados em 2015. No início do ano, contávamos com 24 planos e, ao final, conseguimos por meio de um processo de racionalização e incorporação, ter apenas 9 planos. Nosso objetivo é continuar a reduzir a quantidade de planos, tornando a comunicação e o atendimento aos Participantes ainda mais ágeis.

O ideal de uma gestão mais simples e com menos custos também nos fez refletir sobre a nossa organização interna. Para nós, é fundamental que a organização se mantenha com seus custos controlados no longo prazo. Do ponto de vista jurídico, promovemos a redução de 34% de nosso passivo judicial por meio de acordos de pagamento. Realizamos ainda mudanças para otimizar nossos processos. Reduzimos níveis hierárquicos e, agora, os diretores trabalham diretamente com suas equipes e com mais autonomia. Investimos na terceirização de atividades para tornar nossa equipe mais estratégica e voltada a oferecer aos participantes melhores serviços especializados. Por isso, mantivemos o foco na formação de nossos profissionais, com atividades para atualização e capacitação no mercado de previdência.

Desenvolvemos bons mecanismos de reação à crise, mas queremos mais. Continuaremos a avançar nos caminhos não somente de uma gestão sempre mais segura e eficaz, como também no relacionamento próximo com o Participante e com as Patrocinadoras, consolidando a convergência de interesses que possibilita a garantia de resultados para nossos públicos estratégicos e, por consequência, contribuindo de forma positiva para a sociedade e para o país.

 

Paula Bragança França Mansur – Presidente (*)

(*) Paula Mansur assumiu a presidência da Visão Prev em 04 de abril de 2016.

Stael Prata Filho (*)

(*) Ex-Presidente da Visão Prev e Membro do Conselho Deliberativo a partir de abril de 2016.

 


rodape